quinta-feira, 19 de novembro de 2009

e daí? quem é Schopenhauer?

Primeiro eu sentia vergonha. Depois até um pouco de medo, mas hoje posso dizer que já tenho uma certa intimidade com uma coisa bem mais eficiente na vida de uma mulher do que uma bermuda anticelulite: a Filosofia.
Esquecida lá no colegial, lembrada nos tempos de faculdade, quando nossos seios ainda apontavam para cima, eu sempre quis conhecer, ou poder dizer que eu já tinha lido Schopenhauer.
Pensava comigo que nome engraçado, choupana, hauer, choupana de flauta...e outras mil coisas que com certeza não precisam de tóxicos ilícitos como chocolate pra mostrar que estamos viajando.
E não é que Schopenhauer é meio "brodinho", partner in life?
Digamos que se fizéssemos parte de uma esquadra, eu e este moço estaríamos no barco dos pessimistas.
Seu pensamento fala de fenômeno e Vontade como coisas importantes em nossas existências. E antes de voltarmos para o banco da sala de aula, vale citar o choupana flauta:

"A vontade, no entanto, não se manifesta como um princípio racional; ao contrário, ela é o impulso cego que leva todo ente, desde o inorgânico até o homem, a desejar sua preservação"

Engraçado que era tudo que eu precisava ouvir hoje. Vontade e pessimismo. Ou seja, se já tem tempo que seu chefe está em conflitos fabris com a esposa (mulher dormindo de calça jeans), preserve-se! Utilize sua vontade racional e dê um basta, não se esquecendo do pessimismo, pois se você for demitido pelo menos ganhou respeito, coisa que o Shoupy tinha, e um chopp dá também.

Tia Aretha é quem diga: R E S P E C T.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Schopenhauer

Um comentário: