quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Rapte-me camaLEOA.


Estou lendo meu primeiro Mark Twain. Depois de algumas franzidas de testa por comentários racistas (devidos na história reconheço), e de algumas decepções, o sarcasmo Chandler Bing do cara finalmente me fisgou. Já o li no cursinho, entre as aulas, antes de dormir babando de sono, e é claro, nas dependências sanitárias, o que demonstra no mínimo duas urgências, a fisiológica e "twainística"...
Muitas metafóras e outras antíteses, descubro eu que Huck Finn gosta mesmo é das prosopopéias, alguma manifestadamente eróticas...No página 51, Huck elogia as qualidaddes de Emmeline, poetisa de morte precoce, para ele, gentil como uma pomba.
Fiquei pensando nisso várias horas, talvez porque minha mente divagante me permita essas inúmeras voltas ao redor de pensamentos pouco práticos...mas voltando..hehe:
Como é que é ser gentil como uma pomba?
Pombas não são seres gentis, pelo menos não para mim. Elas comem lixo, batem umas nas outras, infectam pessoas (merecidamente pois roubamos seu habitat), e principalmente, possuem filhotes ocultos. São inimigas de gatos, o que se comprova nas Guerras Jubônicas*, e são esteticamente harmonicas, bonitinhas, simpáticas, proporcionais, como a maioria das moçinhas de família de 40 e poucos quilos.
Eu não queria isso em minha lápide...gentil como pomba, só se fosse a gira, como todo respeito.
Gosto do caos interno e da luta, de baixos roucos e guitarras frenéticas, de portas batendo, e choros dramáticos. Adoro dizer não, e me desculpe, mas quando estou errada, o que reconheço facilmente....mas gentil? Gentil é acessório da vida, é algo que circunstancialmente exercemos quando a caçada da vida permite. Principal é a mudança, o movimento, coisa de Leoa, essa sim a essência de toda mulher, mesmo que esteticamente capivara, como eu.

*Guerras Jubônicas - Guerra travadas entre pombos e gatos pela hegemonia de arvóres e praças. Lideradas pela Almirante pretojubs, foram batizadas em homenagem à sua grande líder e vencedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário